Colunista Fúria Destaque

A SOLUÇÃO PARA O NOSSO FUTEBOL VOLTAR A BRILHAR!

Olá, caros internautas. Hoje estive pensando muito em futebol, não nas partidas em si, mas no nosso futebol se tratando de calendário. A temporada do futebol brasileiro vai na contramão do mundo, reflexo disso é o baixo nível dos atletas, dívidas dos clubes e problemas de lesões demais. Qual a melhoria que podemos ter?

Primeiro que o calendário do nosso futebol devia se adequar à data FIFA, isto é, começa a temporada em agosto e termina em maio do outro ano. Para isso basta também a CONMEBOL realizar um verdadeiro serviço de inteligência para com as competições continentais. Nosso futebol é marcado por várias lesões dos atletas devido ao calendário apertado, jogos quarta/sábado ou quinta/domingo metodicamente, os clubes vivem um retrocesso e se concentram para partidas e obrigam os jogadores a treinarem a parte física na academia, ao invés de poderem realizar na própria residência. Isto acontece nos clubes europeus, em alguns casos é liberado até a cerveja para relaxar(com moderação, claramente).

fadebate_calendario

Os campeonatos disputados no Brasil são iguais aos que acontecem no restante do mundo com um adicional: os estaduais. Eles foram o charme até a década de 90 mas foi perdendo valor dos próprios torcedores, hoje é só mais um título vazio que todos sabem que no ano seguinte vão disputar novamente. O campeonato brasileiro não tem um nome, não é realizado por uma liga, é somente um campeonato do Brasil. Nada mais. Só diferencia da Copa do Brasil que é disputada por mata-mata. O campeonato brasileiro é disputado durante 7 meses, sendo 38 jogos de todas as rodadas. Dividindo o número de rodadas pelo número de meses os clubes acabam fazendo em média mais de 5 jogos ao mês, somando copa do Brasil ou sulamericana, quiçá a Libertadores caso algum time esteja mais pra frente das quartas-de-finais. Um mês possui quatro semanas e os clubes precisam se virar nos 30 para poderem disputar todas as partidas possíveis, jogando mais de um jogo na semana. Causa desse número enorme de jogos num mês, as lesões vêm de enxurrada.

Outros fatores culminam em um campeonato brasileiro muito mal disputado e planejado, pois começamos o campeonato agora em maio, porém em agosto há uma janela de transferências e num período de 3 meses o time fica totalmente desfigurado, jogando o planejamento do ano por água abaixo. Aqui os times dividem resultados por semestre e até pouco tempo atrás era possível ter um primeiro semestre com paulistão, libertadores ou copa do brasil. Agora estenderam a copa do brasil e o torneio acaba somente em dezembro junto com o cansativo campeonato brasileiro, deixaram para o primeiro semestre somente paulista e libertadores. A Copa do Brasil não deixa de ser um charme por conta de seu modelo de disputa que é o mata-mata, mas tornou-se tão chato e arrastado quando o brasileirão.

Quais seriam as medidas cabíveis para que o nosso futebol volte aos tempos de outro?

fadebate_estaduais

É fato que ultimamente nós temos conquistado muitas vezes a Libertadores, mais do que antigamente. Porém jogadores bons ficam pouco tempo nos clubes, pois a Europa acaba atraindo os craques, nos restando os bons e baratos. Com um calendário com datas FIFA o planejamento dos clubes seria muito mais vantajoso e faria valer. Isso asseguraria também os cargos dos treinadores, que constantemente realizam a dança das cadeiras. Cada clube tem, em média, de dois a três treinadores numa única temporada.

Os estaduais poderiam apenas convidas os grandes das respectivas capitais, deixando assim em aberto sua participação. Isso faria os clubes do interior terem mais chances de conquista de um título. A não participação de um clube grande resultaria em um calendário muito mais folgado e suavizado para o decorrer da temporada também.

fadebate_copa_brasil

A Copa do Brasil poderia ter menor duração também e daria brecha para mais um mata-mata, assim como ocorre a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga inglesa, são duas competições semelhantes que dão chances à todos os clubes. E os clubes com elenco grande também é oportunidade dos atletas mostrarem serviço. Aqui no Brasil tem muito biquinho torto de jogador que não treina bem e se acha no direito de jogar, com esses campeonatos assim isso não aconteceria, ele jogaria e mostraria se podem contar com ele ou não de fato.

São ideias que um órgão sério e comprometido com o futebol nacional faria, o que não parece ser o caso da CBF. Por ser um órgão privado ela está no direito de não prestar contas a ninguém, de não ser transparente e pior, ainda assim atinge algo de nível nacional e interesse da maioria dos brasileiros. Mas nem todo mundo enxerga assim, um dos nossos maiores problemas é o “ema-ema” e cada um com seu(s) problema(s), e com um pensamento egoísta assim o país inteiro deixa de ter um entretenimento de melhor qualidade. Mas nós ainda assim comentamos e é isso que vim fazer, vai que algum dia o cenário mude, não? Não é demais esperar e torcer, o Brasil é tradicional no futebol e não podemos sofrer com essa seca mais.

Encerro aqui, caros amigos.

Futebol Alegria e Debate, com você nas Olimpíadas

Abraços,

furia_portal