Colunista Marcio Serikako Destaque

ADEUS, SIR GORDON BANKS

Olá amigos internautas do Futebol Alegria e Debate, infelizmente nesse dia 12 de fevereiro de 2019, o mundo do futebol arte esta de luto, com a passagem do ex-goleiro da seleção da Inglaterra, Sir Gordon Banks.

Gordon Banks faleceu aos 81 anos e uma longa batalha contra um tumor nos rins.

O goleiro inglês ficou conhecido quando Gordon Banks defendeu uma cabeçada do Rei Pelé na primeira fase da Copa do mundo de 1970, no México. Este episódio ficou conhecido na história como a “Defesa do Século”.

Gordon Banks nasceu em 30 de dezembro de 1937, natural de Abbeydade, Inglaterra.

Começou sua carreira juvenil em 1953 nas equipes Millspaugh e Chesterfiled. Já como profissional atuou pelas equipes: Chesterfield, Leicester City, Stoke City, emprestado ao Cleveland Stoers e Hellenic e atuou também pelo Fort Lauderdale Strikers e por fim por empréstimo ao Atlético de São Patrício.

Gondon Banks foi campeão Mundial da Copa da FIFA de 1966, como goleiro titular.

Foi um excepcional goleiro, consistente e institivo, que possuía força física significativa, atletismo e excelentes habilidades de arremesso de impacto, Gordon Banks é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos em sua posição. Ele possuía um excelente senso posicional, que ele sentia ser um de seus melhores recursos, e também era conhecido por seu manejo, consciência, compostura e força mental, bem como por sua agilidade, velocidade e reflexos rápidos, o que lhe permitiu produzir salvamentos acrobáticos, como relatado acima na Copa do Mundo de 1970.

O Rei Pelé em sua conta do Twitter escreveu: “Que se ainda estivesse jogando até hoje, seria um dos melhores.”  e disse ainda: “Descanse em paz, meu amigo”.

O Futebol Alegria e Debate junta as mãos em oração pela passagem do sir Gordon Banks.

Um forte e caloroso abraço

Futebol Alegria e Debate