Colunista Fúria Destaque

AIK FOTBOLL – O CAMPEÃO SUECO DE 2018

Olá, caros internautas! Hoje trago uma matéria especial sobre o AIK Fotboll, clube de futebol sueco que se sagrou campeão da Allsvenskan, o campeonato nacional da Suécia, após 9 anos. O clube centenário acumula conquistas, ídolos e muita história também. Na segunda parte desta matéria vou trazer uma entrevista com Neo, meu amigo sueco residente em Estocolmo.

Em 1891 um homem chamado Isidor Behrens resolveu fundar um clube esportivo, que fosse acessível para que diversas pessoas pudessem praticar os mais variados esportes. O nome da agremiação Allmänna Idrottsklubben quer dizer “clube para esportes gerais”, ou ainda, “agremiação pública de esportes”, em tradução livre. Antes do futebol, o atletismo foi considerado o principal esporte do clube na época, que após 5 anos de sua fundação deu início a um departamento para futebol.

O início foi promissor, e logo no ano de 1900 o AIK conquistou seu primeiro campeonato nacional, conhecido na época como Svensnka Serien. Já nos primórdios que são a base histórica do clube hoje, AIK Fotboll já se mostrava muito poderoso e encarava de igual pra igual seu maior rival, o Djurgardens IF, no que é considerado o dérbi de Estocolmo. Até os anos 50 o clube teve muito destaque em cada campeonato, mesmo que não tivesse sagrado-se campeão, mas sempre incomodava os adversários e alcançava um segundo ou terceiro lugar. Chegou a fazer uma partida contra o meu Milan, em 1950 nesta bela imagem abaixo:

Após alguns anos irregulares, tendo inclusive disputado a série B do campeonato nacional, o AIK Fotboll também marcou presença em competições internacionais, como uma marcante participação na Liga dos Campeões que atendiam especialmente aos campeões nacionais de cada país. No caso falo da edição 1992-1993 da UCL que teve grau de dificuldade elevado, pois os participantes precisavam ser necessariamente campeões em seus respectivos países para poder participar de tal competição. O ano de 2018 também marcou a conquista da Allsvenskan, após 9 anos de jejum. O campeonato sueco conta com 16 equipes e funciona no mesmo modo que o campeonato brasileiro, começa e termina no mesmo ano e conta com turno e returno num total de 30 rodadas.

O que foi emocionante foi ver a última rodada do campeonato como incerta, sendo disputada por mais um clube além do AIK: Norrköping. Norrköping que venceu o Häcken por 1-0 e estava ficando a frente do AIK, até que o zagueiro Robin Jansson marcou de cabeça, aos 45′ da segunda etapa, e decretou a vitória e o título para o AIK. A festa da torcida foi linda, o Friends Arena, em português Arena dos Amigos, foi preenchida com as cores preto e dourado, sinalizadores ajudaram a pintar um lindo quadro que ficará guardado na memória do mais fanático torcedor. Foi teste de coração, caros amigos.

Vejam abaixo uma compilação dos principais gols que o AIK marcou nesta temporada, feita pelo canal Henriksson Gnaget e gentilmente cedido ao Futebol Alegria e Debate:

 

Por hoje encerramos por aqui.

Abraços,

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.
Twitter : @O_Milanista
Instagram: @o_milanista