Colunista Fúria Destaque

AVANTI PALESTRA, SCOPPIA CHE LA VITORIA È NOSTRA!

Olá, caros internautas e uma saudação aos torcedores do Palmeiras que nos acompanha. Hoje venho falar especialmente sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras que hoje comemorou o título de campeão brasileiro do ano de 2018.

O jogo deste domingo foi meramente comemorativo pois o verdão havia sido campeão no jogo contra o Vasco, no último domingo (23). Claro que o adversário já rebaixado veio com todas as intenções de carimbar a faixa do campeonato, mas um time com brio e imponência não desiste fácil e foi o que aconteceu na partida diante do Vitória:

Palmeiras 3×2 Vitória

Local: Allianz Parque

Horário: 17h

Data: 02/DEZ/2018

Gols (Palmeiras): Edu Dracena (43′), Gustavo Scarpa (57′) e Bruno Henrique (90′); (Vitória): Yago Rocha (71′) e Luan (73′)

ESCALAÇÕES

A festa foi marcada por presenças ilustres e escrita de novos recordes. Em seus quatro anos de funcionamento, o Allianz Parque está vendo sua terceira conquista: uma Copa do Brasil (2015) ante o Santos e dois brasileirões (2016 e 2018), tendo revezado com o Corinthians a conquista do longo campeonato nacional de pontos corridos. A nova arena do verdão aliás está vendo sua primeira escrita com mais de 41 mil torcedores e num jogo que marcou o 24º jogo invicto do time que superou até mesmo o bravo Corinthians de 2017. A figuração do presidente eleito Bolsonaro foi parte da festa, com um ou outro protesto fora dos estádios, pois ele quem entregou a taça para o capitão Bruno Henrique que teve um ano consagrador no time. O volante, natural de Cambira (PR), veio do futebol italiano e logo quando chegou mencionou o lema mais famoso do Palestra “Avanti Palestra, scoppia che la vitoria è nostra”, que quer dizer “Pra frente Palestra, explodam pois a vitória é nossa”.

DÚVIDAS SOBRE O DECA

Não querendo estragar o barato de ninguém, afinal a brincadeira e tiração de sarro faz parte do nosso dia a dia, mas pra quem quer mesmo saber se o Palmeiras é mesmo decacampeão brasileiro acompanhe este trecho com atenção. A relevância é notável pois o Palmeiras é o primeiro clube a conquistar 10 títulos do campeonato brasileiro mas há quem não acredite e ainda repetem clichês como:

-Robertão não é brasileiro;

-Não é possível conquistar dois brasileirões num ano (1967);

-O campeonato brasileiro nasceu em 1971;

-Mas o sistema era diferente;

Claro que aqui no Brasil a coisa é mais difícil pois há muitos clubes com relevância e torcida massiva, só ver que em um ano o Corinthians foi campeão (2017) e no outro chegou a se preocupar com a possibilidade de ser rebaixado (2018). Ou seja, aqui não é fácil ser campeão toda vez pois há muitos clubes disputando de tudo e com qualidade e rivalidade aflorada. Gosto dos anos 90 do futebol brasileiro pois eles são um exemplo muito positivo pra sentirmos saudade dos bons tempos pois vimos muito jogo tenso, finais entre rivais regionais, clubes começando a gostar da Libertadores e muita provocação também. E o Fluminense que caiu pra Série C? Vocês lembram das decisões entre Grêmio x Palmeiras? Qual dupla de volantes do Corinthians foi a mais memorável? O SPFC realmente caiu pra série B do Paulista (lógico que não, mas é um assunto que ninguém conhece a respeito)? Todas essas perguntas que levantei, e muitas outras, só exemplificam que os anos 90 pro futebol foram MUITO memoráveis. No ano de 2010 a CBF decidiu unificar a nomenclatura dos títulos nacionais que os clubes já possuíam, e se consideravam campeões brasileiro como o Bahia e o próprio Palmeiras. Tendo sido o Bahia, aliás, o primeiro campeão brasileiro. Ou seja, a decisão da CBF foi de unificar as taças de 1959 à 1970, abandonando a ideia de ignorar as conquistas do clube como era feito até os anos 90. Mas vamos responder objetivamente as questões que listei acima:

ROBERTÃO NÃO É BRASILEIRO – É, sim. Como? Era a conquista nacional de maior relevância da época. Seus outros nomes, como Taça de Prata, cederam o campeão nacional para a Libertadores do ano seguinte. Tanto que nas manchetes dos mais variados jornais se tinha a notícia de que fulano de tal foi campeão brasileiro. Este foi um sentimento legítimo do torcedor. Segue dois trechos de uma matéria publicada no GloboEsporte em 2010:

Taça Brasil – A competição era disputa de forma regionalizada, com grupos formados pela proximidade geográfica. Os campeões paulista e carioca tinham o privilégio de entrar já em fases mais avançadas (semifinal e quartas de final). O mesmo direito era conferido ao vencedor da edição anterior.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata – A competição seguiu até 70, quando foi substituído pelo primeiro Campeonato Brasileiro em 71, quando passou a ter oficialmente este nome, mas foi disputado sob o mesmo formato que o Robertão.

NÃO É POSSÍVEL CONQUISTAR DOIS BRASILEIRÕES NUM ANO – O torneio Roberto Gomes de Pedrosa de 1967 aconteceu de março a junho daquele ano, tendo o Palmeiras conquistado a disputa. De julho a dezembro do mesmo ano ocorreu a Taça Brasil. Dois campeonatos brasileiros num mesmo ano, pode? Pode, como aconteceu, e o Palmeiras conquistou ambos. Ou vocês ignoram o ano de 1968 que tem Botafogo e Santos como campeões brasileiros? As coisas mudam, formato de campeonato, regulamento, quantidade de times, não se apeguem tanto aos detalhes.

O CAMPEONATO BRASILEIRO NASCEU EM 1971 – A nomenclatura, sim. Mas como abordado anteriormente, o time já era considerado campeão brasileiro desde os torneios de 1959 (Robertão e Taça Brasil).

MAS O SISTEMA ERA DIFERENTE – A edição do brasileirão de 1979 teve 94 clubes na disputa; A Champions League nasceu sem fase de grupos e se chamando Copa dos Campeões; Os pontos corridos no brasileirão foram adotados somente em 2003; Morte súbita (Gol de ouro) já foi utilizado no futebol; Goleiros podiam pegar a bola com as mãos após recuada de jogador da mesma equipe (sem ser por um passe de cabeça ou peito); Várias decisões de campeonato foram decididas em finais com três jogos (ao invés de jogo único ou ida e volta);

Entenderam como as coisas mudam? E não é somente aqui, o futebol em si é muito dinâmico e conta com várias novidades sempre pois a mesmice é entediante.

No mais, comemore, decacampeão, pois o Palmeiras é o primeiro a conquistar o decacampeonato!

Abraços,

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.
Twitter : @O_Milanista
Instagram: @o_milanista