Destaque Esportes

CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

Nesse final de semana aconteceu a segunda rodada do campeonato brasileiro 2018, o Brasileirão. 

Aproveite para deixar passar duas rodadas para fazer uma avaliação mais detalhada dos times. Em uma rodada ficaria meio vago e para ajudar nessa analise, alguns times jogaram no meio de semana pela libertadores.

Sem contar que na primeira rodada, as equipes estão se conhecendo e tudo é novo. Já a partir da segunda rodada, os treinadores, os esquemas táticos e os times que tem elenco, podem começar a se destacar.

Vamos seguir a classificação:

1o Corinthians: Duas partidas, duas vitorias, seis gols marcados e um sofrido. A grande pergunta é se o clube vai repetir a façanha de 2017, onde fez o primeiro turno invicto. Essa campanha garantiu o título da competição.

O Corinthians esta a busca de um centroavante, desde que Jô se transferiu para o futebol japonês, mas de toda forma, Rodriguinho já é o artilheiro do time com 03 gols.

Carille não é mais uma surpresa, ou promessa, mas esse ano pode ser a consolidação da sua carreira, principalmente por estar disputando a Libertadores pela primeira vez, onde o time esta liderando com 7 pontos e por estar mostrando o quanto conhece o clube e os jogadores.

2o Atlético PR: Duas partidas, uma vitória e um empate, cinco gols marcados e um sofrido. A equipe paranaense teve um ano diferente. Usou a equipe B no campeonato estadual e nos jogos da primeira e segunda fase da Copa do Brasil.

A equipe titular só tinha feito cinco jogos oficiais e começou o campeonato goleando. Fernando Diniz esta tendo a chance de mostrar o que sabe e se pode ir longe na sua carreira como treinador.

3o Flamengo: Duas partidas, uma vitoria e um empate, com quatro gols marcados e 2 sofridos. As coisas não estão fáceis na gávea. O time não engrena e Barbieri foi efetivo como um treinador tampão, depois das recusas de Abel Braga e Renato Gaucho.

A torcida já esta sem paciência com o seu presidente Bandeira que desde o começo do ano, vem fazendo muitas lambanças para garantir sua eleição como Deputado Estadual. Isso mesmo, ele distribuiu cargos no clube para garantir sua eleição pública.

4o Vasco da Gama: Duas partidas, uma vitória e um empate, com três gols marcados e dois sofridos. A equipe começou vem o ano. Fez uma campeonato carioca bem e as duas fases de classificação a libertadores foi muito bem.

Só que agora a equipe de Zé Ricardo vem mostrando uma oscilação muito grande e não vem jogando bem. Na libertadores perdeu duas partidas e empatou uma, esta com a classificação comprometida.

No Brasileirão precisa ajustar as peças para não brigar pelo rebaixamento.

5o Palmeiras: Duas partidas, uma vitória e um empate, com dois gols feitos e um sofrido. A equipe do Palmeiras vem oscilando entre partidas boas e outras bem ruins. Na realidade jogos decisivos vem mostrando nenhum poder de decisão e nos jogos mais tranquilos, decide logo.

Esse desequilíbrio vem desde as semifinais do paulista quando quase perde para o Santos. E se consolidou na final do Paulista quando perdeu a final para o rival Corinthians dentro de casa com torcida única.

Na Libertadores, acredito que não correrá risco e vai dividir com o Boca Juniors as atenções do grupo.

6o São Paulo: Duas partidas, uma vitória e um empate, com um gol feito e nenhum sofrido. A equipe do Morumbi não vem bem anos e com Aguirre tenta consolidar um trabalho com o treinador, já que em três anos já trocou de técnico 10 vezes.

Não tem um começo de ano dos sonhos da torcida tricolor. Perdeu o Paulista, foi eliminado da Copa do Brasil e esta se segurando na Copa Sul Americana.

No Brasileirão, são três anos correndo o risco de ser rebaixo e tenta fazer um 2018 bem diferente, mas se depender do jogo que mostrou ontem e mesmo com o jogo da primeira rodada, será mais um ano tenso para seus torcedores.

7o Grêmio: Duas partidas, uma vitória e um empate, com 1 gol feito e nenhum sofrido.

O que dizer do Grêmio, último campeão da Libertadores, nessa edição vem liderando com folga seu grupo. Campeão da Copa do Brasil 2017 e depois de estar na zona do rebaixamento do campeonato gaúcho, deu uma arrancada  e se consagrou campeão.

Não podemos fechar os olhos para o grande trabalho que o Renato Gaúcho faz a frente do grupo.

8o América MG: Duas partidas, uma vitória e uma derrota, com três gols feitos e dois sofridos. O Coelho subiu esse ano e tenta fazer um campeonato para se manter na série A.

Acredito que Enderson tem uma boa equipe, com jogadores experientes que podem ajudar, mas precisa equilibrar quando enfrentar equipes fora de casa com qualidade técnica superior.

9o Santos: Duas partidas, uma vitória e uma derrota, com dois gols feitos e um sofrido. O Santos vem tentando mostrar força. A equipe até tem momentos que empolga, mas consegui perder a concentração nos minutos finais onde acaba sofrendo.

Foi assim diante o Bahia na última rodada, onde sofreu um gols nos acréscimo do segundo tempo.

10o Internacional: Duas partidas, uma vitória e uma derrota, com dois feitos e um sofrido. A equipe gaúcha vem da serie B com a missão de mostrar um grande futebol esse ano, mas não é bem o que estamos vendo em 2018.

Perdeu o campeonato Gaúcho e já foi eliminado da Copa do Brasil. Só tem o Brasileirão para mostrar para seu torcedor que pode fazer muito mais.

11o Atlético MG: Duas partidas, uma vitória e uma derrota, com três gols sofridos e três feitos. O Galo é a equipe que tem o treinador que esta batendo o recorde dos interinos.

Um time que tem qualidade, tem um treinador interino e mostrando eficiência, mas em determinado momento, parece que o time apaga e deixa as vitórias escorregarem pelas mãos.

Foi assim na final do estadual. Após esta vencendo por 3×1, deixou o título escapar para o rival Cruzeiro.

12o Fluminense: Duas partidas, uma vitória e uma derrota, com  dois gols feitos e dois sofridos. Abel Braga desde que voltou a equipe vem tentando montar uma equipe.

Entra ano com promessas da diretoria, encara outra realidade, lança os garotos e o clube vai lá e vende esses jogadores.

Ai o Abel vem monta um time sem reforços, só com a garota, lança e quando pensa que vai engrenar, o clube vem e vende. Mas vamos ver até onde o Abel aguenta com ele elenco que tem muitas promessas, destaque para o Pedro centroavante.

13o Bahia: Duas partidas, uma vitória e uma derrota, um gol feito e dois sofrido. Os baianos vão lutar muito para não ficar na parte de baixo da tabela.

A equipe deve muitas mudanças, mesmo sendo campeão estadual, o brasileirão é totalmente diferente. Guto Ferreira se não sair no meio do campeonato, precisa dar uma cara rápida para equipe.

14o Botafogo: Uma partida, um empate com um gol feito e um sofrido. Tudo acontece com a Estrela Solitária, mas a equipe carioca esta fortalecida, mesmo sem qualidade técnica, a equipe mostra muita vontade dentro de campo.

Contra o Palmeiras o gol de empate saiu nos acréscimo depois de muita esforço e persistências. O ano será dessa forma.

15o Vitória: Duas partidas, um empate e uma derrota com três gols marcados e quatro sofridos. Os baianos terão muitas dificuldades esse ano.

Já em 2018 se salvaram na bacia das almas e se não abrir os olhos, vai ser mais um ano para lutar contra o rebaixamento.

Na Copa do Brasil irá enfrentar o Corinthians, essa é a chance que tem para salvar o ano.

16o Ceará: Duas partidas, um empate e uma derrota, nenhum gol feito e dois sofridos. O vovô vêm da série B querendo permanecer, depois de uma longa temporada fora da elite do futebol.

A questão é que precisa jogar mais bola e mostrar que quer ficar na primeira divisão. Jogou mais ou menos fora de casa e perdeu para o Santos e em casa mostrou mais força diante a sua torcida.

Mas isso não será suficiente para manter a equipe viva durante o campeonato.

17o Chapecoense: Duas partidas, um empate e uma derrota, com dois gols feitos e seis sofridos.

Depois da eliminação na Libertadores, a Chape tenta manter viva a Copa do Brasil e quer fazer um campeonato brasileiro promissor, mas a coisa não esta fácil não.

Nas duas partidas saiu na frente, mas acabou cedendo empate e acabou sofrendo a primeira goleada do campeonato.

18o Cruzeiro: Duas partidas, com dois derrotas nenhum gol feito e dois sofridos. Só posso encarar com um inicio ruim da equipe da Raposa.

Mesmo não indo bem na Libertadores, acredito que vai dar muito trabalho na Copa do Brasil e no Brasileirão.

19o Sport: Uma partida, uma derrota, com nenhum gol marcado e três sofridos.

O Sport precisa mostra uma reação rápida senão vai brigar novamente para não cair. De um ano que bate na porta da Libertadores e no outro quase foi rebaixado e se não se encontrar, vai dançar feio em ano.

20o Paraná: Duas partidas, duas derrotas, nenhum gol feito e cinco sofridos.

O Paraná também subiu esse ano, depois de muitos anos fora da elite do campeonato. Logo de cara teve São Paulo fora de casa e o Corinthians em casa, e não foi feliz em nenhum dos jogos, até jogou bem, mas não marcou.

Quem vai brigar pelo título em minha opinião:

Corinthians

Grêmio

Cruzeiro

Palmeiras

Flamengo

Quem vai briga para não cair em minha opinião:

Paraná

Ceará

Sport

Bahia

América MG

São Paulo

Claro que estamos na segunda rodada e tudo pode mudar. O campeonato brasileiro de pontos corrido, premia o time de qualidade, de elenco e de equilíbrio durante os longos oito meses de campeonato.

Não podemos esquecer que na décima primeira rodada, o campeonato para em virtude da Copa do Mundo na Rússia.

Esta aberto a temporada da caça ao título do campeonato brasileiro.

Um grande e forte abraço

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte