Copa 2010

COPA DA ÁFRICA DO SUL (036)

ABERTURA DA COPA


Hoje em Soweto no estádio de Orlando vai acontecer o show de abertura da Copa do Mundo. Emissoras do mundo inteiro estarão transmitindo a festa que o povo africano promete fazer.

A abertura esta prevista para começa 15h (de Brasília) com shows de artistas internacionais como Shakira, Alice Keys, Juanes e Black Eyed Peas. Toda essa festa acontece um dia antes da partida de abertura em Joanesburgo.

Os ingressos que chegaram a custar 1400 rands (R$ 3200,00) se esgotaram rapidamente. A principal atração da festa será a cantora Shakira que irá cantar três músicas juntamente com o grupo africano Freshlyground.

A cantora colombiana promete surpresas e dança típica africana.

Confira programação

ACOMPANHE COMO SERÁ A CERIMÔNICA DE ABERTURA DA COPA
15h Abertura danças tribais
15h10m Black Eyed Peas três músicas
15h23m Amadou & Mariam duas músicas
15h34m Angelique Kidjo duas músicas
15h42m John Legend duas músicas
15h52m Vusi Mashlasela duas músicas
16h03m Filme sobre Nelson Mandela três minutos de duração
16h06m Vieux Farka Toure duas músicas
16h14m Juanes duas músicas
16h26m Tinariwen duas músicas
16h36m Alicia Keys três músicas
16h49m Alicia Keys e BLK JKS uma música
16h53m BLK JKS duas músicas
17h03m K’Naan uma música
17h09m The Parlotones duas músicas
17h20m Sharika três músicas
17h43m Encerramento música e queima de fogos
17h49m FIM FIM

SOWETO


O bairro de Soweto foi escolhido devido a sua historia na luta contra o apartheid e de ser o bairro onde Nelson Mandela nasceu

No dia 16 de junho de 1976, no bairro de Soweto, 20 mil estudantes sul – africanos protestavam contra o governo de minoria branca (17%), denominado apartheid. O regime de apartheid proibiu os estudantes do bairro de Soweto de continuarem estudando na sua língua “bantu”. O protesto legítimo foi recebido com muita violência. A polícia sul-africana investiu contra  estudantes desarmados  matando cerca de  600 jovens.

O levante de Soweto, na África do Sul,  marcou o início de uma série de revoltas. A reação da população negra  (80%) intensificou a luta pela libertação nacional e o fim do regime de apartheid.  No dia 16 de junho comemora-se o dia da Juventude Sul – Africana. A organização e resistência da população foram um passo importante para o fim do apartheid e conquista dos direitos de cidadania da maioria negra, da população sul-africana. Soweto tornou-se um símbolo internacional da luta contra o racismo.

Soweto, cujo nome vem de “South West Townships”, ou “Subúrbios do Sudoeste”, tem hoje uma população de 3,5 milhões de habitantes.

Soweto é um bairro fervilhante e a comunidade se destaca entre os subúrbios estéreis e de segurança reforçada da principal cidade sul-africana.

Milhares de turistas visitam Soweto anualmente, parando na antiga casa de Nelso Mandela e em locais onde ocorreram algumas das maiores batalhas contra o Apartheid.

Escrito por André Soares