Colunista Miguel Nascimento Destaque

CRUYFF, A LENDA!

Olá a todos!!
No ano em que a Holanda volta a ficar de fora de uma grande competição européia, o país acaba de perder aquele que provavelmente seria a sua maior referência futebolística de todos os tempos.

Johan Cruyff, um dos melhores futebolistas da história, deixou-nos esta semana aos 68 anos de idade.

Cruyff marcou uma era e uma geração. Técnica fantástica, impressionante mudança de ritmo, condução rápida e eficaz da bola, controlo absoluto dos espaços.

Forte poder de remate e muita flexibilidade em todas as suas ações dentro do campo.

Muitos dizem que sempre esteve a frente do seu próprio tempo. Terá sido o primeiro jogador da história a tocar os interesses econômicos no mundo do futebol, tanto em benefício próprio como dos seus companheiros de equipa.

image

Sobre este tema contam-se muitas histórias, mas talvez a mais conhecida terá sido na Copa do Mundo de 74, quando retirou uma das listas da marca Adidas por estar em desacordo com o proprietário e assumiu novo contrato com a Puma, desafiando a marca que equipava a seleção holandesa e desafiando a sua própria federação.

Com isto conseguiu os melhores patrocínios alguma vez realizados, em benefício dos seus próprios companheiros. 

Muitos chamavam-no “holandês voador”, o futebolista sem posição nem regra. Era uma autoridade no campo. Não aceitava metades, ou tudo ou nada. Para Cruyff não bastava jogar, era preciso divertir-se.

Vivia intensamente o futebol.

Futebol Alegria e Debate, com você nas Olimpíadas
Um grande abraço!
miguelangelonascimento@gmail.com

miguel_nascimento_portal

Adicionar comentário

Postar um comentário