Artigos Destaque

ESCÂNDALO NA GINASTICA (620)

Assédio sexual – Em sentido estrito, é um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado (embora o contrário também possa acontecer), normalmente em local de trabalho ou ambiente acadêmico. O assédio sexual caracteriza-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra o subordinado visando a algum objetivo. 

Cada dia que passa fico ainda mais estarrecido com as acusações de assédio sexual do ex treinador da seleção brasileira de ginastica olímpica Fernando de Carvalho Lopes, com os integrantes da equipe.

No domingo (29.04.2018) a emissora Rede Globo no seu programa Fantástico, fez a denuncia que abalou  todos do mundo do esporte, todos que são apaixonados pelo esporte e deixou muitos pais preocupados .

Na reportagem ao menos 40 ginastas e ex ginastas revelaram que sofriam abusos de Fernando de Carvalho Lopes.

A forma de abuso era de várias formas, mas a prática mais utilizado por Fernando de Carvalho Lopes era de tocar nos órgãos genitais dos atletas na hora de ensinar e corrigir os  movimentos praticados.

Quando a denúncia foi feita, até eu fiquei surpreso, pois isso mostra quanto estamos distantes de uma sociedade esportiva adequada. O esporte ajuda a salvar vidas, a criar disciplina, a criar vencedores e pessoas que estão se dedicando dia a dia para alcançar suas metas e até mesmo por amor ao defender o seu país em jogos olímpicos e mundiais.

Você vê que aquela pessoa que esta ali para auxiliar e ajudar nessas conquistas, abusando e destruindo o sonhos e vidas dessas atletas.

Como todo esporte, para se chegar no auge da sua carreira, precisa começar na fase de criança e ainda mais na ginastica olímpica que se não começar na fase de criança, as chances de conquistar um mundial ou uma medalha olímpica, fica cada vez mais difícil. Tudo isso porque precisa de horas e horas de treinamento. Repetições excessivas para atingir a perfeição a famosa nota 10.

Como uma pessoa se aproveito disso para tirar proveito próprio. Abusando  da fragilidade e da inocência das crianças. Isso mostra o quanto o esporte brasileiro esta falido em todas as categorias.

Isso não é uma particularidade da ginastica olímpica. Isso acontece no futebol, na natação, no vôlei, no atletismo, no tênis, em todos os lugares.

A grande questão que as pessoas que sofrem o abuso são tomadas do medo, pela  vergonha e sem contar na represaria do seu violador que ameaça em não dar mais oportunidade caso que a vitima  fale algo ou alguma coisa para alguém.

Até quando vamos viver essa situação? Até quando  que as famosas entidades como a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o COB (Confederação Olímpica Brasileira), irá se calar diante a tais crueldades que são cometidas.

E o pior que Fernando de Carvalho Lopes foi afastado antes dos jogos Olímpicos no Brasil, em 2016 e estava impedido de exercer a profissão de treinador, devido a denuncias. Mas acredite se quiser, ele continuava trabalhando no Clube MESC (Movimento de Expansão Social Católica) e na Prefeitura de Diadema

Mais uma vez, até quando vamos ser coniventes com essas barbarias praticadas com nossos atletas, e principalmente com um ser humano.

O caso esta na Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo, que vem ouvindo ex ginastas que estão tendo a coragem de revelar e confirmar as denúncias contra Fernando Carvalho Lopes.

Nós do Futebol Alegria e Debate, vamos acompanhar todo o desenrolar desse episódio e nós colocamos a disposição dos atletas para ser o seu porta voz nesse momento e assim poder informar o maior número de pessoas sobre tudo que vem acontecendo nesse caso.

Não podemos nos calar nesse momento.

Um grande e forte abraço

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte

1 Comentário

Postar um comentário