Artigos Destaque

FIM DO IMPÉRIO (610)

Olá leitoras e leitores do Futebol Alegria e Debate, na manhã dessa terça feira, em meio aos jogos olímpicos e ainda comemorando a medalha de prata na canoagem do Isaquias Queiroz, fomos surpreendidos com o falecimento do Sr João Havelange, aos 100 anos de idade.

Na sua trajetória como atleta, Havelange teve muito sucesso. Ele praticou futebol e natação pelo Fluminense, onde acabou se tornando torcedor fiel e de carteirinha.

Mas a grande reviravolta de Havelange acontece mesmo quando ele se torna dirigente de futebol. Mesmo sendo torcedor do Fluminense, ele foi presidente do Vasco da Gama, onde acabou culminando com a presidência da CBD (Confederação Brasileira de Desporto, a atual CBF) no período de 1956 a 1974.

Por sinal nesse período o Brasil foi tri campeão mundial 1958, 1962 e 1970, coincidência ou não.

Depois de 1974 o mundo do futebol conheceu o verdadeiro João Havelange, o homem forte do futebol.

Ao se tornar presidente da FIFA, Havelange construiu o maior império esportivo do mundo. Transformou a entidade no maior  balcão de negócios do mundo. Se envolvendo com patrocínios de empresas de material esportivo, com monopólio de marcas  e desta forma a entidade virou na maior maquina de fazer dinheiro ja visto até hoje.

fadebate_trio

Havelange ficou a frente da FIFA por 24 anos mostrando uma mão de ferro que jamais foi vista. Foi um momento onde a entidade viveu momentos conturbados que só foram revelados quando Joseph Blatter foi afastado da entidade por corrupção a mais ou menos 2 anos.

No mesmo período que Havelange era presidente da FIFA, quem assumia a CBF em seu lugar foi Ricardo Teixeira, que era seu genro na época.

Não tenho duvida que o sistema de balcão de negócios, montado pela FIFA e a CBF, transformou o futebol nesse calabouço sem fim de problemas e desvios, tenha provindo dessa união familiar.

A dois anos Ricardo Teixeira foi afastado da CBF por corrupção e hoje com o falecimento de João Havelange, acredito que o império criado por ambos, tenha se desmontado um pouco, não totalmente, mas um pouco sim.

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.

Um grande e forte abraço 

andre_soares_portal