Artigos Destaque

FÓRMULA 1 RJ OU SP? (624)

A Fórmula 1 é uma das grandes paixão do povo brasileiro. Foi o esporte onde tivemos o maior número de campeões mundiais. Entre eles Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Na minha infância via os duelos de Nelson Piquet, Alan Prost e Nigel Mansell. E vi o surgimento de Ayrton Senna, duelando diante esses ícones do esporte. Sem contar que Senna, foi o grande e último ídolo que tivemos na categoria. 

Infelizmente para o Brasil, a Fórmula 1 não foi mais a mesma. Piorando nos últimos dois anos 2018 e 2019 que não tivemos brasileiro em nenhuma escuderia. A última passagem foi de Felipe Massa, que o máximo que conquistou foi um vice campeonato.

Mas o que esta chamando a atenção e nem todos estão prestando a devida atenção, é que a Fórmula 1, esta  sinalando que quer levar a prova para o Rio de Janeiro, ao fim do contrato de Interlagos – São Paulo, que termina em 2020.

Nessa semana o prefeito do Rio de Janeiro, juntamente com o seu governador, em uma cerimonia de solene, foi assinado um termo de compromisso onde o Presidente da República, autoriza a construção de um novo autódromo no terreno cedido pelo Exército no bairro de Deodoro na zona norte do Rio. 

O que foi notificado é que o novo autódromo ficará pronto em 14 meses, antes do termino do contrato com a prefeitura de São Paulo, por isso o prefeito do Rio esta bem otimista em poder assinar um novo contrato com a Fórmula 1. 

Depois dessa cerimonia, a cidade de São Paulo, que é detentora do contrato da Fórmula 1 a anos, atrás do seu prefeito e governador, se pronunciaram dizendo que nada irá mudar e que a corrida continuará em Interlagos.

Na sua candidatura a prefeito de São Paulo, João Doria, dizia que iria privatizar o autódromo para melhorias que atendessem os pedidos a Fórmula 1 e não usaria verba pública para isso. Só que dela para cá, sempre notificando que não se usava dinheiro público para manter o autódromo e o estranho é que nunca vimos licitação em nem a privatização.

Mas não é o que descobrimos essa semana.

Veja os documentos abaixo que mostram que a prefeitura juntamente com o governo do Estado fala uma coisa, mas no papel é outra coisa bem diferente que esta acontecendo.

 

Enfim, acredito que São Paulo e Rio de Janeiro, não brigam para ter um contrato com a Fórmula 1, na realidade a briga é para ver quem é mais transparente. 

No momento, em transparência nesse caso, o Rio esta ganhando, pois São Paulo, continua jogando as coisas para de baixo do tapete e dando um tapa na cara na população que não é informada do que vem acontecendo. 

De toda forma, o Futebol Alegria e Debate, estará de olho em tudo que estiver acontecendo com esse assunto.

Um grande e forte abraço

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte