Artigos Destaque

LIBERTADORES – 2107 (611)

 Será que vai existir uma luz no final do túnel? 

Essa é a minha pergunta, após ver o resultado da reunião de ontem a noite da Conmebol sobre o novo regulamento para a Libertadores de 2017.

Acredite se quiser teremos sete pontos que realmente chamaram atenção nessa reunião. Claro que uns controversos e realmente um que pode fazer a diferença.

A competição dessa vez vai começar em fevereiro e terá sua final em novembro.

Vamos aos seguintes pontos.

PRIMEIRO PONTO

Janela de transferencia

Essa é a situação que tira o sono de todos os times, principalmente quando as equipes estão embaladas e na disputada do titulo.

A janela europeia abre em julho e termina em agosto, prejudicando os clubes, imagina agora que a Libertadores vai até novembro.

Na realidade isso não vai mudar, só mudaria se a libertadores começasse logo após o fechamento da janela e terminasse antes da abertura, como a Champions League.

fadebate_conmebol

SEGUNDO PONTO

Outra coisa que irá complicar os clubes que chegarem a final da Libertadores, é que o campeão não vai poder reforçar sua equipe para o Mundial, pois como a final da Libertadores acontece em novembro e Mundial começa em dezembro, a FIFA já avisou que não tem janela de transferencia nesse período.

TERCEIRO PONTO

Vai acabar os jogos em semanas consecutivas e assim criando mais espaço entre os duelos e dando uma folga maior aos clubes.

QUARTO PONTO

Um mudança significativa será no aumento dos clubes que disputam a Libertadores. Hoje são 38 clubes e vão passar para 42.

O Brasil pode ser um dos favoritos a ganhar mais uma vaga.

QUINTO PONTO

A Conmebol vai usar o mesmo sistema que a UEFA utiliza. Os clubes que são eliminados na Champions League vão direto para a UEFA League.

Na Libertadores as 10 equipes que não se classificaram na fase de grupo, vão ter a oportunidade de disputar a Copa Sul Americana.

Com isso o campeão da Libertadores e da Copa Sul Americana, estarão classificados diretamente para a Libertadores do próximo ano.

fadebate_copa_sul_americana

SEXTO PONTO

Com a duração de nove mês da Libertadores o risco de um treinador começar e não chegar ao final, é muito grande. Principalmente no Brasil que a dança de técnicos é muito constante.

SÉTIMO PONTO

A mudança que realmente pode ser o grande diferencial da Libertadores será a realização da final.

Na reunião a Conmebol aprovou que a final será em jogo único e em campo neutro.

Muitos já estão reclamando, mas eu particularmente gostei muito disso, pois assim podemos nos aproximar das grandes decisões que acontece no mundo. Igualando com a Champions League e UEFA League.

Vamos torcer para que essas mudanças possam realmente, quem sabe, trazer a famosa emoção ao futebol que esta ficando em segundo plano devido a tanta bagunça que as entidades como Conmebol e CBF vem fazendo.

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.

Um grande e forte abraço 

andre_soares_portal

Adicionar comentário

Postar um comentário