Será que vai existir uma luz no final do túnel?
Essa é a minha pergunta, após ver o resultado da reunião de ontem a noite da Conmebol sobre o novo regulamento para a Libertadores de 2017.
Acredite se quiser teremos sete pontos que realmente chamaram atenção nessa reunião. Claro que uns controversos e realmente um que pode fazer a diferença.
A competição dessa vez vai começar em fevereiro e terá sua final em novembro.
Vamos aos seguintes pontos.
PRIMEIRO PONTO
Janela de transferencia
Essa é a situação que tira o sono de todos os times, principalmente quando as equipes estão embaladas e na disputada do titulo.
A janela europeia abre em julho e termina em agosto, prejudicando os clubes, imagina agora que a Libertadores vai até novembro.
Na realidade isso não vai mudar, só mudaria se a libertadores começasse logo após o fechamento da janela e terminasse antes da abertura, como a Champions League.
SEGUNDO PONTO
Outra coisa que irá complicar os clubes que chegarem a final da Libertadores, é que o campeão não vai poder reforçar sua equipe para o Mundial, pois como a final da Libertadores acontece em novembro e Mundial começa em dezembro, a FIFA já avisou que não tem janela de transferencia nesse período.
TERCEIRO PONTO
Vai acabar os jogos em semanas consecutivas e assim criando mais espaço entre os duelos e dando uma folga maior aos clubes.
QUARTO PONTO
Um mudança significativa será no aumento dos clubes que disputam a Libertadores. Hoje são 38 clubes e vão passar para 42.
O Brasil pode ser um dos favoritos a ganhar mais uma vaga.
QUINTO PONTO
A Conmebol vai usar o mesmo sistema que a UEFA utiliza. Os clubes que são eliminados na Champions League vão direto para a UEFA League.
Na Libertadores as 10 equipes que não se classificaram na fase de grupo, vão ter a oportunidade de disputar a Copa Sul Americana.
Com isso o campeão da Libertadores e da Copa Sul Americana, estarão classificados diretamente para a Libertadores do próximo ano.
SEXTO PONTO
Com a duração de nove mês da Libertadores o risco de um treinador começar e não chegar ao final, é muito grande. Principalmente no Brasil que a dança de técnicos é muito constante.
SÉTIMO PONTO
A mudança que realmente pode ser o grande diferencial da Libertadores será a realização da final.
Na reunião a Conmebol aprovou que a final será em jogo único e em campo neutro.
Muitos já estão reclamando, mas eu particularmente gostei muito disso, pois assim podemos nos aproximar das grandes decisões que acontece no mundo. Igualando com a Champions League e UEFA League.
Vamos torcer para que essas mudanças possam realmente, quem sabe, trazer a famosa emoção ao futebol que esta ficando em segundo plano devido a tanta bagunça que as entidades como Conmebol e CBF vem fazendo.
Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.
Um grande e forte abraço
Adicionar comentário