Colunista Glauber Destaque

NO PASARÁN!

Clapton CFC: Quando a alegria do Futebol e os ideais políticos se misturam em campo.

Fonte de pesquisa: Radio Exterior de Espanha http://www.rtve.es/alacarta/videos/telediario/clapton-regional-inglesa-causa-sensacion-su-camiseta-homenaje-brigadas-internacionales/4744944/

Um time de futebol inglés, Clapton CFC, está chamando a atenção da imprensa mundial pela sua peculiar camiseta, com as cores da bandeira republicana espanhola, adotada em 1931 juntamente com o lema “No pasarán” (em espanhol “Não Passarão!”). Além das cores e lema, o time ostenta em seu logotipo, os símbolos das Brigadas Internacionais, que lutaram, em vão, contra as poderosas tropas franquistas, lideradas pelo sanguinário ditador Franco, apoiadas pela Alemanha de Hitler.

Fundado em meados de julho de 2018, se vale não só da incomum combinação política-futebol e do croundfunding para custear suas despesas durante sua participação na 12a. divisão da Liga Inglesa. Mesmo sob fortes críticas dos contrários da idéia dos fundadores do selecionado, o Clapton CFC vem conquistando admiradores não pelo seu futebol – que deveria ser o foco em questão – mas em apoio em causas, como a dos refugiados e imigrantes, usando o futebol como instrumento de inclusão. O mais maluco desta história é que sua camisa já ultrapassa mais de 7 mil pedidos de compra pelo site – a um valor módico de de £ 50 – o equivale a R$ 150,00.

Com tamanha adesão pela internet, que os diretores de marketing tiveram que remover a opção de compra até suprir a demanda. Segundo os diretores do Clapton, parte da ver arrecada com a venda das camisas do time será revertido para preservar a memória de mais de 2000 combatentes inglêses que lutaram apoiando a II República Espanhola contra a Francisco Franco durante os anos de 1933 a 1939, ano da ascenção de Franco e a implantação de uma sanguinária ditadura que só acabou em 1975, com a morte do Caudilho – ou “Gerenalísimo”,  como era chamado o ditador. 

Robert Cowan, sócio torcedor, em depoimento à RTVE da Espanha, comenta: “Muitos garotos não sabem que muitos membros da comunidade sairam para combater por seus ideais”. 

Ideais de fraternidade e solidariedade aos que mais necessitam de oportunidade de dias melhores, fugindo de guerras, fome, miséria, ou de regimes despóticos em terras longuíquas de casa para poder voltar a sonhar. Assim é o novato da Liga Inglesa, Clapton CFC contrariando ao seu lema: passando para a História do Futebol Mundial com criatividade, ousadia nas quatro linhas. 

de olho no Clapton CFC se eles aguentam 

o rojão contra clube mais experientes… 

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte

Pindamonhangaba SP