Colunista Jefferson Cardoso Destaque Entrevista

O MAIS NOVO COLUNISTA

Olá caros internautas, leitoras e leitores do Futebol Alegria e Debate, é com imensa satisfação que venho anunciar o mais novo colunista do nosso portal. Vamos partir de agora contar com os artigos do Professor e amante de esporte, Jefferson José Costa Cardoso.

Em nove anos o portal vem atingindo um patamar de desenvolvimento e crescimento e não podemos negar que os nossos colunistas vem contribuindo muito para essa realidade.

Vamos conhecer um pouco mais do nosso novo colunista.

Nome : Jefferson José Costa Cardoso

Profissão : Professor de Educação Física, Treinador e Professor de Futebol de iniciação esportiva e turmas de treinamento , Palestrante ,Preparador Físico e Avaliador Técnico .

Atualmente: Pós graduando em Didática e Metologia do Ensino e Professor de Futebol na Associação Portuguesa de Desportos e Palestrante.

Hobby: assistir e acompanhar esportes praticados pelo mundo sendo eles olímpicos ou não. Praticante de futebol amador e de lutas e artes marciais. E fanático por futebol nacional e internacional. E apaixonado em ensinar futebol.

fadebate_Jefferson-José-Costa-Cardoso

FAD – Como conheceu o Futebol Alegria e Debate?

JJCC – Através de publicações de André Soares no Linkedin

FAD – O futebol vem passando por um desgaste muito grande, principalmente no Brasil, qual a situação você apontaria como principal para esse desgaste e falta de descrédito que estamos passando?

JJCC – Falta de profissionalismo , ou amadorismo , pessoas que se perpetuam no poder e se sentem donos de entidades e muita , mais muita corrupção.

FAD – Olhando no papel, temos uma seleção brasileira fortíssima, mas quando entra em campo, não empolga nem o mais otimista torcedor. O que teríamos que mudar para que a seleção voltasse pelo menos a ser manchete nos jornais?

JJCC – Formamos jogadores individualistas e ainda não temos a mentalidade de grupo , sempre queremos ter os 11 titulares , e os craques estão cada vez mais distantes e nem sequer criam uma identidade com o clube ou representam verdadeiramente um povo ou uma camisa.

FAD – Será que a derrota da Copa do Mundo no Brasil, afastou ainda mais os torcedores?

JJCC – Sim , porém foi o tiro de misericórdia desde a conquista de 2002 , que ganhamos graças a talentos individuais e com um esquema de 3-5-2 que já nos fazia perder nossa identidade como equipe do futebol bonito. Outro fato foi que a partir daí nossa seleção foi se tornando cada vez mais internacional do que nacional , com mando de jogos que deveriam ser locais vendidos para outros países distanciando nossa seleção do povo brasileiro.

FAD – O futebol brasileiro está carente de ídolos, como a nossa seleção está carente de liderança. Atualmente Neymar é a bola da vez. Ele realmente é o cara ou apenas mais uma criação da mídia e que qualquer hora o castelo de cartas pode ruir?

JJCC – Não digo invenção da mídia , ele é um grande jogador porém muitas vezes é superestimado , ainda não dá para compará-lo com craques consagrados do nosso futebol, principalmente os do passado que já encerraram carreira ,ele deve criar sua própria história e conquistar títulos importantes e o que as vezes divide opiniões são notícias  que não tem nada a haver com o futebol em que se cria uma certa antipatia para ele. Outro fato é que estamos carentes de ídolos e a mídia impõe que seja ele. Liderança infelizmente não temos atualmente.

FAD – Desde que o campeonato brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, melhorou muito, mas por outro lado, a nossa arbitragem piorou demais. No mundo inteiro isso acontece, por que no Brasil a cada ano que passa só piora?

JJCC – Só irão haver mudanças se mudar principalmente os que mandam , os que julgam e se houver uma profissionalização para eles. E haver uma mudança de cultura e educação no futebol, tanto de parte dos árbitros quanto dos jogadores e isso começa lá na base familiar na parte comportamental durante o jogo . Tentarei explicar : O árbitro assumir o erro , ou não querer compensar o erro com outro erro, por parte dos jogadores , não simular , desrespeitar , trapacear durante o jogo.

FAD – Os clubes no Brasil estão falidos?

JJCC – Muitos já faliram, observe quantos clubes nos interiores do Brasil deixaram de exercer atividade de futebol profissional. Descaso das federações, dívidas, corrupção, cada vez mais perdemos tradicionais equipes que tinham forte identidade com sua região ou sua cidade , estamos consumindo demais Real Madrid , Barcelona , Bayern , Manchester e não torcemos pro time que representa nossa gente ou nossa região.

FAD – As portas de uma olimpíada, te pergunto: O Brasil é o país do futebol?

JJCC – Ainda ostentamos 5 estrelas praticamos muito o futebol porém percebo que ele está cada vez mais elitizado , ainda somos, porém temos nações evoluindo e nós estamos parados no tempo. Outro fato importante é que poderíamos ser uma potência Olímpica , nós temos todos povos misturados ou miscigenados  em nossa nação porém somos uma pátria desorganizada e corrupta e esportes são praticados em boa parte de informa improvisado e sem investimento algum e quando há alguém quer levar vantagem.

FAD – Como novo colunista do FADebate, qual é a sua expectativa?

JJCC – A melhor possível é um sonho escrever e falar sobre um esporte que vivo , estudo e respiro todos os dias da minha vida.

FAD – Hoje o Futebol Alegria e Debate é acessado em mais de 120 países, está em todos os estado 27 do Brasil, em mais de 1300 municípios e tem acesso diário de 10 mil. O que gostaria de deixar para as nossas eleitoras e eleitores?

JJCC – Um pouco de minhas loucuras, das minhas idéias , do meu amor pelo esporte , falar de futebol e outras modalidades com razão mas sem perder a emoção.

Parabéns Professor Jefferson, seja bem vindo!

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.