Colunista Nelson Donizete Destaque

OLIMPÍADAS 2020 TOKYO

Skate, escalada esportiva, caratê, surfe e beisebol/softebol são os esportes que irão estrear nas Olimpíadas de Tokyo em 2020. Acho um avanço e uma conquista principalmente para dois desses estreantes. Surf e Skate.

No skate o Brasil esta muito bem representado e é uma força considerável.

Atletas como Bob Burnquist, maior medalhista da história do X Games, é também tetracampeão mundial na mega rampa,  Sandro Dias, conhecido como Mineirinho, hexacampeão mundial de vertical,  Luan Oliveira, é o número 1 do ranking da Street League Skateboarding,  Pedro Barros Pentacampeão mundial nos X Games, Felipe Caltabiano (Foguinho) é o terceiro melhor do mundo na modalidade, segundo o ranking da World Skateboarding Federation  Letícia Bufoni,  é a grande revelação do skate feminino, com quatro títulos mundiais na modalidade street. No ano passado, venceu o primeiro campeonato organizado pela Street League Skateboarding.

Pâmela Rosa é outra promessa do skate feminino brasileiro.  com apenas 16 anos, Pâmela já é bi campeã mundial na modalidade de street e considerada pro pela Street League Skateboarding.

Fazem o Brasil favorito a uma medalha de ouro em 2020

O Surf não fica atrás. Temos os campeões mundiais de 2014 e 2015.

2015 – Adriano de Souza (BRA)

2014 – Gabriel Medina (BRA)

Mas contamos com uma hegemonia, ou supremacia do EUA, que teve só com  Kelly Slater 11 títulos mundiais

Segue tabela dos campeões mundiais

Kelly Slater (EUA): 11

Mark Richards (AUS): 4

Mick Fanning (AUS): 3

Andy Irons (HAV): 3

Tom Curren (EUA): 3

Tom Carroll (AUS): 2

Damien Hardman (AUS): 2

Adriano de Souza (BRA): 1

Gabriel Medina (BRA): 1

Muita água vai rolar até 2020, mas de todo modo tudo indica que será emocionante a disputa .  Slater,  eio eu, não irá participar já que terá 49 anos mas gostaria muito de vê lo nas águas orientais ensinando um pouco do surf pra mulecadinha nova.

Vamos torcer pra ver muito Drop, muito tubo e boca vaca

Aloha

Abraços,

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte