Destaque Esportes

OUTRO 7X1?

Na noite desse domingo, o Brasil perdeu para o Peru por 1×0 e ficou fora da segunda fase da Copa América Centenário que vem acontecendo nos EUA, desde o começo de junho.

Olhando assim a olho nu, é uma vergonha ser derrotado pelo Peru e ficar atrás do Equador na sua chave. A alguns anos atrás, poderíamos dizer que isso era impensável, tanto pelo futebol, quanto a sua qualidade técnica e até mesmo pela estrutura, mas ultimamente, nada disse vem fazendo diferença.

Sem justificar a derrota e sem defender o Dunga, mas essa eliminação já era prevista por vários motivos, principalmente pelo momento que essa Copa America estava sendo realizado.

O calendário brasileiro é um lixo e com uma falta de desorganização impressionante. Todos sabemos que Dunga não é um treinador, pode ser conhecedor de futebol, mas para treinar ele já mostrou que não tem tanto conhecimento assim e quando junta uma grande geração de jogadores talentosos que temos, da nisso ai.

fadebate_brasil_peru

Além do calendário acredito que dois fatores prejudicam e favorecem ainda mais o fator do 7×1 contra o Brasil.

  1. Todos os campeonatos do Mundo, chegaram ao seu final e muito dos jogadores estão em fim de temporada. Chegando lecionados e até mesmo cansados da grande maratona que enfrentaram em seus clubes. Tanto que a seleção teve 6 cortes por lesão e ainda seguraram o Miranda que estava com problema na coxa.
  2. O campeonato brasileiro continua sendo disputado durante a Copa América. Em  minha opinião o campeonato deveria estar suspendo e assim Dunga invés de convocar os jogadores que estão em fim de temporada na Europa, poderia convocar jogadores que estão no Brasil para poder defender a seleção.

Quando o Barcelona pressionou a CBF dizendo que liberaria o Neymar para apenas uma competição. Ou ele jogava a Copa América ou ele jogava as olimpíadas, pois o clube Catalão alegava que precisava cuidar da integridade do seu jogador. Muitos foram conta ao Barcelona, mas olhando hoje para os fatos, o clube estava correto em fazer esse tipo de cobrança.

Juntando tudo isso e mais a incapacidade do treinador de tirar o melhor dos jogadores, o Brasil vai colecionando derrotas por 7×1 a cada ano que passa. Aparentemente esses vexames não tem prazo para terminar.

Muitos estão pedindo Tite na seleção brasileira. Particularmente também não vejo que seja a solução. Tite é um treinador de dia a dia. Um cara que gosta de treinar, reunir e até mesmo realizar bate papos longos individuais com os jogadores.

fadebate_dunga_brasil

Imagine ele na seleção, tendo que conviver com uma convocação e ter que jogar três dias depois. Como lidar com as estrelas que precisam intercalar o futebol com a vida publica e seus patrocinadores que exigem que seus contratos sejam cumpridos. Ter que lidar com empresários que mandam mais dentro da CBF que o próprio treinador ou ter que lidar com uma convocação que ele não fez.

Isso é o que sabemos, imagine o que deve acontecer lá nos calabouços obscuros e intermináveis que existem dentro da CBF.

Como disse no começo, nada disse tira a incapacidade de Dunga, que é apenas uma peça qualquer dentro da seleção, sem condições emocionais de fazer nada e ele irá continuar o seu medíocre trabalho na seleção olímpica e nas eliminatórias para a Copa da Rússia.

E para jogar a pá de cal em tudo isso, o Peru ganha com um gol irregular, feito de mão que excluiu o Brasil da Copa América Centenário.

Isso também é uma lição para a CBF que sempre gosta de levar tudo na mão grande e viu agora a sua seleção principal ser garfada da mesma maneira.

Esse é o legado que temos que conviver com o nosso futebol que já foi o melhor do mundo.

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.

Um grande e forte abraço

andre_soares_portal