Artigos Destaque

REBAIXAMENTO? (597)

Quando você acha que as coisas estão ruim, ela pode piorar cada vez mais. Essa é fase que o São Paulo vem passando. A situação critica tanto dentro, como fora de campo. A mais grave é fora de campo, onde o clube esta envolvido com problemas administrativos e muito duvidosos.

A situação é tal grave, que o atual ex presidente, Carlos Miguel Aidar deixou o cargo por motivo de improbidade e desvio de dinheiro em contratações e vendas de jogadores.

Falando em contratação, essa sim esta tirando o sono da diretoria e dos torcedores do São Paulo. Tudo porque o clube contratou o jogador Iago Maidana de uma forma muito, mais muito obscura.

fadebate_aidar

Entenda o caso:

O São Paulo contratou o zagueiro Iago Maidana pagando R$ 2 milhões por 60% dos direitos do jogador. Até ai tudo bem. O que chamou atenção foi que o jogador tinha sido negociado com Criciúma por um grupo de empresários. Iago nem estreio no time e já foi repassado para o Monte Cristo (GO), que esta disputando a terceira divisão do brasileirão.

Iago de 19 anos passou apenas dois dias registrado no Monte Cristo e foi repassado para o São Paulo.

Com essas negociações relâmpagos, o caso chamou atenção da imprensa que assinou a CBF que por sua vez pediu um relatório dos clubes sobre o caso.

 Comunicado emitido pelo STJD:

Diante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, O São Paulo responderá por tripla infração ao artigo 191 do CBJD, enquanto Iago Maidana e o Criciúma responderão por quatro infrações e o Monte Cristo por cinco infrações ao mesmo artigo. Cada infração prevê multa de até R$ 100 mil.

fadebate_iago_maidana

Além disso, por violarem o artigo 13 do Regulamento Nacional de Intermediários que prevê transparência nas negociações e o fornecimento de todas as informações correspondentes às remunerações, a Procuradoria pede a punição de todos os envolvidos com base nos artigos 34 e 35 do mesmo regulamento:

“Art. 34. O clube infrator de normas deste Regulamento submete-se à aplicação das seguintes sanções, de forma separada ou cumulativa:

I) advertência;

II) multa;

III) suspensão de registros de novos jogadores por até 1 (um) ou 2 (dois) períodos anuais ou janelas de registros;

IV) dedução de pontos;

V) rebaixamento para divisão imediatamente inferior a que estiver disputando quando do trânsito em julgado da decisão”.

“Art. 35. O jogador infrator de normas deste Regulamento submete-se à aplicação das seguintes sanções, de forma separada ou cumulativa:

I) advertência;

II) multa;

III) suspensão por partidas;

IV) proibição de atuar em qualquer atividade relacionada ao futebol”.

fadebate_stjd

Veja a descrição das violações do artigo 191 do CBJD:

Pelo CRICIÚMA ESPORTE CLUBE:

1. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 10, do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol;

2. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 66, do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol;

3. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 38, do Regulamento Nacional de Intermediários; e

4. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 13, do Regulamento Nacional de Intermediários.

Pelo MONTE CRISTO ESPORTE CLUBE:

1. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 10, do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol;

2. Da infração do artigo 191, I, do CBJD, por violação ao artigo 27-B, da Lei n° 9.615/98;

3. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 38, do Regulamento Nacional de Intermediários;

4. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 13, do Regulamento Nacional de Intermediários; e

5. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 66, do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol.

Pelo SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE:

1. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 38, do Regulamento Nacional de Intermediários;

2. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 13, do Regulamento Nacional de Intermediários; e

3. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 66, do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol.

Pelo atleta IAGO JUSTEN MAIDANA MARTINS:

1. Da infração do artigo 191, I, do CBJD, por violação ao artigo 27-B, da Lei n° 9.615/98;

2. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 38, do Regulamento Nacional de Intermediários;

3. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 13, do Regulamento Nacional de Intermediários; e

4. Da infração do artigo 191, II, do CBJD, por violação ao artigo 66, do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol”.

A situação é bem critica e se tudo for levado ao pé da letra e as penas aplicadas, o São Paulo pode ficar sem fazer contração por uma janela de temporada e ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Seria realmente uma pá de cal sobre a má administração que o clube vem passando nós últimos anos. Agora precisa ver se tudo isso realmente será julgado e confirmado.

fadebate_dupla_spfc

E para deixar a torcida ainda mais apreensiva, o STJD marcou o julgamento para o dia 26 de outubro as 17h. Um dia antes as eleições que vão acontecer no São Paulo para eleger o novo presidente no clube.

A situação não esta fácil e parece que a porteira foi aberto e não tem como fechar se não acontecer algo de estrondoso.

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.

Um grande e forte abraço,

andre_soares_portal

Comentário

Postar um comentário