Colunista Luiz Ragusa Destaque

SOBRE BENEFÍCIOS E/OU MALEFÍCIOS, DICAS IMPORTANTES E ALERTAS PARA OS ATLETAS ESPORÁDICOS

Bom dia, boa tarde e boa noite para toda a galera, pessoal que acompanha o FADebate. Muito prazer, eu sou o Luiz, e vamos em frente que atrás vem gente.

Primeiramente, eu NÃO sou médico, NÃO sou nutricionista e MUITO MENOS profissional de educação Física. Meu intuito aqui é passar alguns alertas e até dicas de uma vida mais saudável e desmistificar questões que vocês leitores provavelmente tenham, porém tudo o que eu disser aqui, será devidamente fomentado por fontes de pesquisa que deixarei no final do texto ok? Estamos conversados? Então bora lá.

A princípio é interessante sim, praticar atividades físicas para o bem estar do corpo e mente, é comprovado cientificamente que, a liberação de substancias químicas durante a atividade física ajuda a reduzir o estresse e aliviar a ansiedade.

Segundo o site revista viva saúde que diz: “Segundo os médicos, assim que o indivíduo começa a praticar um exercício físico, o sistema nervoso central já libera, na corrente sanguínea, substâncias que ajudam a acabar com o mau humor de qualquer um. A certa altura, essa produção atinge um determinado patamar, que torna a sensação de relaxamento e bem-estar perceptível. O melhor de tudo é que essa sensação prazerosa tende a permanecer mesmo depois de terminado o exercício.”

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Só por ai, podemos ver que qualquer atividade física tem seus imensuráveis benefícios no corpo humano como um todo. O que vamos alertar aqui, é que assim como existem benefícios, existem malefícios, caso alguns cuidados não sejam tomados.

Nós sabemos que para ter um efeito seguro e eficiente através dos exercícios, melhorando o condicionamento de forma adequada, é importante manter uma regularidade nos exercícios. Assim, se você quiser fazer caminhadas, alongamentos e atividades leves nos finais de semana, para ter bem estar, tudo bem. Agora fazer exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas duas vezes por semana, pode representar a aquisição futura de lesões, além de não melhorar o seu condicionamento físico. O organismo precisa da regularidade para obter os ganhos que os exercícios oferecem. Se você não pode, pelo menos, caminhar quatro vezes por semana, não adianta querer tirar o atraso no fim de semana. Dependendo do caso, a sobrecarga pode ser muito grande e acabar ocasionando alguma lesão.

Dica importante: Não deixe de consultar seu médico, e faça uma avaliação física antes de qualquer atividade. Evite surpresas indesejáveis.

Já sabemos que devemos deixar a nossa “balança esportiva” sempre equilibrada, mas, restringindo um pouco a atividade física somente ao futebol de quinta ou domingo que você marca com a galera sedentária do seu escritório e já leva seus engradados de breja e uns quilos de contra filé que sempre sobra, precisamos nos atentar que, o futebol nem sempre é uma atividade de intensidade leve ou moderada, é uma atividade intervalada, ou seja, em momentos você esta mais tranquilo porém no segundo seguinte você já esta com os bofes pra fora correndo atrás daquele seu colega magrinho do time rival que corre mais que todo mundo junto, certo? Então entendamos que seu coração a principio precisa sempre alternar entre bombear pouco sangue e outra hora bombear muito sangue.

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Pense comigo, meu caro leitor e minha cara leitora, uma pessoa de vida sedentária que possui a rotina de casa – trabalho – trabalho – casa/bar e por ai vai, tem condições de exercer uma atividade intensa assim sem no mínimo algum preparo? Não sou dono da verdade, tão pouco estou aqui pra dizer o que é melhor ou pior para você que esta aqui perdendo seu tempo para ler o que lhe escrevo, mas, enquanto praticante de esportes e praticamente um atleta pela rotina que levo, digo que, procurem fazer da atividade física um hábito e não somente uma válvula de escape uma vez na semana. Cuide de seu corpo, ele merece mais do que isso, ele suporta seu estresse e faz o máximo pra não entrar em colapso quando você exagera na bebida ou decide virar a noite na balada, seja amigo e o proteja, assim como ele faz o mesmo por você.

Acredito que com isso, consigo abrir um bom leque de assuntos futuros, leiam esse texto como uma forma de abrir a cabeça de vocês meus caros leitores, a darem atenção a isso, caso nunca pararam pra pensar sobre. Estamos conversados?

Por hoje, fico por aqui. Agradeço quem se interessou e leu até o fim, se o que eu disse, pode tocar nem que for um dos milhões que acessam o blog, então meu trabalho estará feito com louvor.

Aqui me despeço, e até a próxima pauta.

FONTES DE PESQUISA

http://www.maisequilibrio.com.br/

http://revistavivasaude.uol.com.br/


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Abraços,

luiz-ragusa