Colunista Fúria Destaque

VAMOS FALAR SOBRE PÔQUER? – PARTE I

Olá, caros internautas. Hoje venho falar sobre um jogo de cartas que é apaixonante e atrai diversos olhares por aí. Em breve teremos novidades, porém pra agora quero primeiro que vocês conheçam um pouco da história do pôquer e das regras do Texas Hold’Em.

A história do jogo deste jogo de cartas é pouco conhecida e quem decide investigar acaba não encontrando a verdadeira fonte da coisa toda. Isso porque não existe uma única fonte de onde o pôquer foi criado, mas uma série de jogos de cartas que cada um deles foram fornecendo novos detalhes, regras e até mesmo novas cartas. Além disso, na época em que foi popularizado e espalhado mundo afora, devemos responsabilizar as grandes guerras que conhecemos hoje através dos livros de história, filmes, documentários e até mesmo jogos de videogame. A seguir vocês lerão um texto publicado na Confederação Brasileira de Texas Hold’Em  que analisa e destrincha as origens do pôquer, começando lá na Idade Média, vindo para a época da habitação do Velho Oeste americano, passando pela Guerra Civil dos EUA e chegando à Segunda Guerra Mundial:

A HISTÓRIA DO POKER

Nunca saberemos exatamente de onde surgiu o poker, mas o maior consenso para os estudiosos do jogo chegou ao antigo jogo persa chamado “As Nas”, que deve ter sido ensinado aos europeus pelos excelentes navegadores que eram os marinheiros persas.

Investigando o “As Nas”, houve a percepção de ser um jogo muito semelhante ao poker, onde há uma hierarquia de jogos e mãos familiares, como pares, trincas e full houses.

Já o nome “poker” pode ter vindo de outros jogos, não tão semelhantes, como o “poque” (em francês) ou o “pochen” (em alemão), que em simples tradução significa “bater”. Outro jogo com certa semelhança, da mesma época, surgido na Europa, é o espanhol “primeiro”. Esta modalidade também foi pesquisada mais a fundo e realmente possui certas similaridades na hierarquia de mãos, mas, já é um jogo muito mais complicado e até um pouco confuso.

Os primeiros arquivos que remetem ao poker mais atual parecem localizar o jogo em torno do ano de 1830, pela região de New Orleans, cidade norte-americana com grande influência francesa. As primeiras descrições do poker praticado em New Orleans nos mostram que quase sempre o jogo era realizado com meio baralho, usando cerca de 20 cartas apenas.

A história parece provar que a explosão do poker se deu a partir deste momento, quando passou a figurar em barcos a vapor da região do rio Mississipi, migrando com os pioneiros da corrida ao ouro para Oeste norte-americano. Daí surge toda aquela mitologia em torno do poker e de caubóis, que até hoje é utilizada em filmes, como “Meverick”, e em músicas country.

Da mesma forma que o poker moderno nasceu no centro dos Estados Unidos e migrou para o Oeste, as variantes do esporte foram nascendo aos poucos e se espalhando pelo país por meio das grandes migrações. A segunda delas foi a Guerra Civil Americana, que através dos soldados, chegou ao Leste e depois tomou o país.

Nessa época foi introduzido o baralho completo e criado o flush, para depois inventarem o draw poker, o stud de cartas e a sequência.

Já mais próximo da virada para 1900, os americanos criaram jogos com o coringa, e modalidades spli high-low. Já os jogos de cartas comunitários, percursores do Texas e Omaha, nasceram somente em torno de 1925. Foi então que, com a Segunda Guerra Mundial, o poker americano viajou novamente com os soldados e embarcou nos campos de batalha, principalmente na Inglaterra, França e, com muito maior força, tomou a Ásia.

De lá para cá, o poker seguiu discreto no imaginário americano e mundial como jogo de faroeste, marinheiros e soldados, e só passou a tomar forma esportiva na década de 1970, com a criação da World Series of Poker (WSOP).

A invenção do poker pela internet veio para realmente explodir o esporte como um dos maiores passatempos e jogos de competição em todo o planeta.

Fonte: CBTH – Confederação Brasileira de Texas Hold’Em;

AS REGRAS

Para as regras deixo o colega de site Nelson Donizete que já publicou um artigo aqui no Futebol Alegria e Debate com as regras do Texas Hold’Em. Vale destacar que o texas é apenas um dentre várias modalidades de pôquer, porém é a mais famosa de todas. O link para o artigo está aqui: http://fadebate.com.br/as-regras/

Pra quem quiser jogar e praticar online ou offline recomendo o jogo PokerStars com versão para PC e smartphones: https://www.pokerstars.com/br/

É isso, caros amigos, espero que tenham gostado. Compartilhe o artigo com os amigos e marque uma partida com eles, garanto que é possível virar a madrugada jogando e ninguém nem vê o tempo passar.

Futebol Alegria e Debate, o seu portal do esporte.

Abraços,