Crônicas Destaque

VIDA SOBRE RODAS

Vida sobre rodas é o primeiro documentário sobre skate feito no Brasil, mostrando os últimos 20 anos do esporte no país. O grande surgimento dos nossos skatistas como Sergio Negrão, Ueda, Mureta, Bob burnquist e Sandro Dias. Claro que sem esquecer de Hosoi voador e Tony Hawk, entre muitos outros, foi nessa época, onde o esporte ainda não avia se tornado a febre do mundo.

Após assistir esse documentário me bateu uma grande lembrar da minha infância, pois andar de skate era um dos grandes esporte que praticava. Com apenas nove anos já deslumbrava manobras e acompanhava tudo pelas revistas, nas rodas de bate papo e principal em São Bernado, onde a galera se encontrava.

Teve o surgimento das marcas como Hang Loose, Mad Rats entre outras que cresceram com o skate. Fora que Tony Hawk, surgia como um dos grandes fenômenos da época. Com isso muitas empresas queriam investir no esporte, pois todos viam um grande potencial de crescimento. Isso movimentou o mercado de tênis, camisas, bonés e de skates.

Eu particularmente só queria andar de skate. Tinha como ídolos Sérgio Negrão, Ueda e o Muralha. Os caras eram os melhores, andavam muito e sempre que dava, a mídia criava uma polemico quando eles se encontravam nas competições.

Gostava demais de andar em São Bernardo, no Paço Municipal, onde tinha um espaço para andar de skate. Era um momento único, pois a pista fica super lotada e quando tinha evento então, fica ainda mais loco.

Com o passar do tempo, queria me tornar profissional andando pela POLACO e poder viajar e me tornar um skatista. Mas o futuro não foi esse.

Tinha que estudar, ajudar meus pais e o skate foi ficando mais distante. Em 1989 encontrei Dawton Possato, o Ratinho, que andava pela POLACO. Sempre via ele andar e achava o máximo, o garoto andava muito. Ate tentei retomar, mas o tempo passou, pois o esporte estava consolidado e a maioria dos caras já estavam andam fora.

Quando Collor assumiu a Presidente da Republica, ele inventou aquele plano maluco, ai que o esporte quase faliu. Muitas empresas fecharam por terem seu capital confiscado pelo Plano Collor e os patrocínios fecharam suas portas.

Ao assistir esse documentário foi inevitável não me emocionar, pois skate fez parte da minha num momento em que ninguém acreditava e hoje fico feliz por ver onde o esporte chegou e ainda mais, ver em que patamar o Brasil chegou com skatistas de ponta que elevam o nome do Brasil no lugar mais alto do pódio.

Esse é o trailer oficial do documentário “Vida sobre Rodas

Cada vez que assisto esse trailer é inimitável não  se emocionar. Essa época ficou marcado na vida. Pude fazer parte dessa historia. Vale a pena conferir o documentário, vocês vão gostar.

” Viva todas as oportunidades que a vida lhe proporciona, pois o futuro só você pode escrever.” ( André Soares)

Escrito por André Soares

andre@andressoares.com

twitter: @andressoares